Ribeirão Preto / SP - sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitamina D

A vitamina D quase não é encontrada nos alimentos; por isso, a principal forma de obtê-la é pela nossa pele, onde a vitamina D é sintetizada quando nos expomos ao sol, especificamente aos raios ultravioleta B. Como atualmente a exposição solar é geralmente baixa e o uso de protetores solares é extremamente difundido, estamos vivendo uma verdadeira epidemia de deficiência de vitamina D. Nos alimentos, ela é encontrada principalmente no salmão, no atum, na sardinha, no óleo de fígado de bacalhau, no fígado bovino, nos ovos e em alimentos enriquecidos, como alguns tipos de leite e margarinas.

Suas principais funções são aumentar a absorção de cálcio pelo intestino e, consequentemente, aumentar a fixação de cálcio nos ossos, aumentando a força e a resistência ósseos. Existem outras inúmeras possíveis funções da vitamina D ainda sendo estudadas, como ações no sistema imunológico e no metabolismo energético, controle de pressão arterial e de produção de insulina e proteção contra alguns tipos de câncer, dentre outras.

A deficiência de vitamina D causa sintomas inespecíficos, como cansaço e fraqueza e, nos casos mais graves, enfraquecimento muscular, osteoporose e fraturas. A forma de diagnosticar é fazer sua dosagem no sangue, nos casos em que houver indicação.

O tratamento pode ser feito com a reposição da vitamina em gotas, cápsulas ou solução oral e, em casos extremos, com medicação injetável. Na reposição em gotas, deve-se tomar o cuidado de não diluir a vitamina em água, pois a solução é oleosa e não se mistura adequadamente, e acaba ocorrendo perda da medicação. O recomendado é que as gotas sejam colocadas diretamente na boca ou, ainda, em um pedaço de pão que é ingerido a seguir.

O uso de algumas vitaminas, dentre elas a vitamina D, sem orientação médica, pode causar intoxicação, pois algumas delas se depositam no organismo e não são totalmente eliminadas, originando situações potencialemte graves. Assim, jamais faça uso de vitaminas, suplementos ou outras substâncias sem um diagnóstico adequado e sem orientação médica!