Ribeirão Preto / SP - quinta-feira, 25 de abril de 2024

Síndrome de Cushing

A Síndrome de Cushing é uma causa rara de obesidade, causada pela exposição excessiva a glicocorticóides. Suas principais manifestações são obesidade do tipo centrípeta com acúmulo de gordura preferencialmente em região abdominal, estrias largas e avermelhadas, fragilidade dos vasos sanguíneos com surgimento de hematomas e equimoses aos mínimos traumas, face arredondada típica em lua cheia, pletora (vermelhidão) facial, fraqueza muscular com dificuldade para subir escadas e erguer os braços, cãibras. Podem também vir associados Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, além de outras comorbidades, como osteoporose.

moon face

A doença pode ser causada por uso excessivo de corticóides (Síndrome de Cushing iatrogênica) 

ou por aumento da produção do hormônio cortisol pelas glândulas suprarrenais ou adrenais (Síndrome de Cushing endógena) por um tumor geralmente benigno. Quando ocorre por produção hormonal excessiva pelas adrenais, a doença pode estar localizada nas próprias adrenais ou fora dela, na glândula hipófise (pituitária) ou, mais raramente, em outros sítios.

O diagnóstico da doença envolve uma série de exames laboratoriais, com dosagens hormonais no sangue, saliva e urina, e pode ser feito por um endocrinologista capacitado.

O tratamento de escolha para a Síndrome de Cushing por produção endógena de cortisol é cirúrgico, com a retirada do tumor produtor de hormônios.