Ribeirão Preto / SP - quinta-feira, 28 de março de 2024

Alimentação e Tireoide

Alimentar-se de forma equilibrada é importante para a manutenção de peso ideal e da saúde plena. O mesmo se aplica para as pessoas com algum distúrbio na tireoide, seja ele hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Quem tem problemas na glândula deve ficar atento a excessos de determinados tipos de alimentos. A ingesta de sal, por exemplo, pode causar um excesso de iodo no organismo, o que pode causar ou piorar um distúrbio de tireoide.

ATENÇÃO PARA A SOJA


Estudos in vitro demonstraram que os fitoestrógenos presentes na soja, além de diminuírem a ação periférica dos hormônios tireoidianos, também afetam a sua síntese por inibição da tireoperoxidase, uma enzima chave na síntese dos hormônios tireoidianos. Eles induzem ainda a proliferação dos tireócitos, predispondo ao hipotireoidismo e bócio. Em uma análise de mulheres com hipotireoidismo subclínico, observou-se que o consumo diário de 16 mg/dia de isoflavona, equivalente ao ingerido pelos vegetarianos, aumentou em três vezes o risco para o desenvolvimento de hipotireoidismo franco. Em relação ao consumo ideal de soja, não é possível determinar qual seria a dose isenta de efeitos nocivos. A recomendação atual é que a ingesta de soja não ultrapasse duas vezes por semana. Os fitoestrógenos podem também ser encontrados em outros alimentos como cevada, centeio, ervilha e algas.

ATENÇÃO PARA O ARMAZENAMENTO DOS ALIMENTOS: EVITE RECIPIENTES PLÁSTICOS 

BPA free

O bisfenol A (BPA), substância presente em plásticos e resinas (veja o link DISRUPTORES ENDÓCRINOS), é um potencial agente prejudicial à tireoide e outras glândulas. O BPA é liberado ainda em maiores concentrações quando o plástico é aquecido ou congelado. Portanto, evite armazenar alimentos em recipientes que contenham BPA e, principalmente, nunca congele ou aqueca alimentos em contato com plásticos que contenham BPA. Prefira recipientes de vidro e aluminio, ou plásticos com o selo "BPA free".


Adaptado de http://www.endocrino.org.br/alimentacao-e-tireoide/