Ribeirão Preto / SP - sexta-feira, 26 de abril de 2024

A Tireoide

A tireoide é uma glândula endócrina, ou seja, um órgão que produz hormônios, que fica na base do pescoço e tem a forma de uma borboleta. Ela produz 2 hormônios, chamados T3 e T4, que são essenciais para o nosso crescimento, desenvolvimento, metabolismo e termogênese (capacidade do organismo de gerar calor). Os níveis desses hormônios devem estar sempre dentro de uma faixa de normalidade, ou seja, não podem estar em excesso (HIPERTIREODISMO) nem em falta (HIPOTIREODISMO).

 

No HIPERTIREOIDISMO o metabolismo fica acelerado e o paciente apresenta perda de peso, palpitações, sudorese, pele úmida e quente, tremores, insônia, aumento da frequência das evacuações. Ao contrário, no HIPOTIREOIDISMO o metabolismo fica lento e surgem ganho de peso, edema (inchaço), lentidão de raciocínio, pele ressecada, queda de cabelos, sonolência, constipação intestinal.

Quando ocorrem na gravidez ou na infância, as disfunções tireoidianas podem ter repercussões graves, como abortamento, parto prematuro e hipertensão materna, além de retardo mental e baixa estatura na criança. Por isso as gestantes devem ficar atentas! O hipotireoidismo nos recém-nascidos é diagnosticado através do TESTE DO PEZINHO, que deve sempre ser feito entre o 3º e o 5º dias de vida do bebê. O tratamento adequado evita as complicações.

Tanto o hiper quanto o hipotireoidismo podem ser facilmente diagnosticados por um endocrinologista, e têm tratamento!